Muitos empreendedores acreditam ser ótimos criadores de produtos, mas péssimos vendedores. No entanto, os segredos para uma venda de sucesso não são tão secretos assim.
A colunista da “Inc.” Marla Tabaka, elencou algumas dicas para os novatos ganharem confiança e serem capazes de vender até gelo para urso polar. Confira:
1. Você não precisa ter instintos matadores
Ao contrário do que muitos pensam, o mundo das vendas não é uma “selva”, diz o artigo. Em vez de chegar primeiro, o que você precisa é ter uma boa relação com seus clientes, entender o que (e por que) eles querem um determinado serviço. Foque em compreendê-los e suas vendas deverão sair com mais facilidade.
2. Observe e escute mais do que fale
A maioria dos iniciantes acabam falando demais em suas vendas. O segredo é escutar atentamente ao seu cliente e prestar atenção não só em suas palavras, mas em sua linguagem corporal.
Braços cruzados e uma inclinação para trás são maus sinais, informa o texto. Caso essa postura aconteça com algum cliente seu, insista, seja você mesmo e mantenha-os conversando sobre aquilo que gostam. Em breve, você verá uma mudança na atitude do seu interlocutor, diz a “Inc.”
3. Pare de se desculpar
Não telefone para as pessoas se desculpando por ter ligado. Assim, você diminui a importância de suas conversas. Aja como se o que você tem para dizer é algo relevante, porque, na verdade, é mesmo. Ao final da ligação, agradeça o tempo do cliente e seja sempre educado.
4. Não pense em si mesmo como uma inconveniência
Entenda a diferença entre ser inconveniente e ser persistente. Muitas vezes, sua ligação salva seu cliente mais do que o atrapalha, segundo a colunista da “Inc.” Por exemplo, a pessoa pode não ter tido tempo de pensar em sua proposta e sua interrupção, na verdade, dá tempo a ela para tomar uma decisão.
Fonte: PEGN